sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

EXPLICAÇÃO SOBRE FAMÍLIA


O conceito “comum” que temos de família é: grupo de pessoas que estão juntas por laços consangüíneos (que normalmente vivem no mesmo lar). Esses laços são, não obstante, fortalecidos por fatores tais quais a tradição, a religião, o nome, as vitórias, etc. Normalmente os entes familiares procuram manter estes laços, ainda que, no fundo não as agrade totalmente. Desta maneira somos, em geral, influenciados pelas tradições, costumes, estruturações psicológicas, religiões, etc. de nossos parentes.
            A esses laços invisíveis que prendem os entes de uma família dá-se o nome de APEGO.
            O APEGO é um sentimento que, erroneamente, constantemente se confunde com o amor, mas ao contrário deste, o apego é um sentimento negativo, daninho e chega muitas vezes a ser perverso, sendo prejudicial para todos, ou seja, tanto para aqueles que o sentem, como para aqueles que são o motivo dele. Não obstante, muitos poucos de nós estamos livres de sentirmos tal sentimento, bem como de sermos vítimas dele.

            O AMOR por sua vez, como dissemos acima, não tem nada a ver com o apego. O AMOR nada cobra; quer apenas que a outra pessoa seja feliz, ainda que longe da gente... Ainda que não compartilhemos dos mesmos ideais... Ainda que não trilhemos os mesmos caminhos... O AMOR não tem rancor, nem guarda mágoas.

            Muitas vezes, quando opera o defeito psicológico do APEGO em uma relação, ela fica privada de bom senso. Daí, acabamos por perdoar, quando deveríamos repreender; calamos, quando deveríamos falar; falamos, quando deveríamos calar...
            Muitas vezes, ainda, acabamos por fazer aquilo que não achamos correto e cedemos somente para agradar, devido ao apego.
            O APEGO É UM SENTIMENTO MUITO NEGATIVO. Devemos nos analisar profundamente durante o dia e, durante essas observações, quando surgir o apego, tratar de compreendê-lo. Que cada um tire seu próprio conhecimento interior destas observações e compreendam por si mesmos aquilo que vos escrevo nesta lição. Somente assim estarão maduros para pedirem de instante em instante, de momento em momento, toda vez que sentirem o ‘gosto psicológico’ do apego em si mesmos, a eliminação de tal defeito.  

            Disse o Cristo: “ Não julgueis que vim trazer a paz sobre a terra. Vim trazer não a paz, mas a espada (obs: o fogo sagrado). Eu vim fazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra, e os inimigos do homem serão as pessoas de sua própria casa.
Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho mais que a mim, não é digno de mim. Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim. Aquele que tentar salvar a sua vida, perdê-la-á. Aquele que a perder, por minha causa, reencontrá-la-á.” (Matheus 10, 34-39)

            “Vieram ter com ele sua mãe e seus irmãos e não podiam aproximar-se por causa da concorrência do povo. E lhe comunicaram: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te. Ele, porém, lhes responderam: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam.” (Lucas 8, 19-21)
           


QUANDO DESDOBRAMOS EM ASTRAL CONSCIENTEMENTE OU DESENCARNAMOS:

FAMÍLIA É TODA A HUMANIDADE


            Reflitamos... Se ampliarmos o conceito de família, levando em conta os mandamentos do Cristo (amar uns aos outros como a si mesmos, fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem a nós...) poderemos dizer, então, que a verdadeira família são todas as pessoas do mundo. Admitamos, de uma vez, que uma pessoa depende da outra - independentemente do trabalho que faça e de seu nível de ser pessoal - e, deste modo, ajudamos alguns e somos ajudados por muitos. Isso nos faz lembrar, pois ambos falam das mesmas coisas, da COMPAIXÃO pregada pelo Buda. Porém, não façamos da caridade uma religião. A caridade, não obstante, é uma obrigação. Aliviar o sofrimento dos outros é, sim, uma obrigação de todos nós. A compaixão é uma característica da essência. A compaixão provém do coração e da consciência. Deve ser algo natural, suave; assim como tudo que provém do coração tranqüilo.

            Por isso, repetimos, é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino dos céus. Rico é aquele que se ilude com o mundo do poder e das aparências e deixa de tratar as pessoas com igualdade. Rico é aquele que pensa valer mais que os outros. Rico é, finalmente, aquele que não ama aos outros como a si mesmo.
            Precisamos com urgência máxima cumprirmos os mandamentos do Cristo. Não em palavras, ou atitudes exteriores, mas sim estabelecendo este estado de bem-aventurança dentro de nós mesmos, definitivamente, com os TRÊS FATORES DE REVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA.

            Portanto, o defeito psicológico do apego é responsável por nos induzir a tratar com discriminação aqueles que não são da nossa família consangüínea; fazendo com que não tratemos todas as pessoas do mundo de forma igual. Porém, cuidado aí, quando nos referimos a tratar com igualdade, quer dizer, tratar com justiça, sabedoria e amor.
            Ainda, para encerrar, e aproveitando para ampliar um pouco aquilo que se pode escrever sobre o apego, diremos que ele, por exemplo, nos pode impedir de realizar o desdobramento astral. Trata-se do apego ao nosso próprio corpo físico. Assim, deste modo, como acima dissemos, se estamos seguros em seguir o caminho da sabedoria, devemos analisarmo-nos profundamente através da auto-observação e, ato contínuo, pedirmos a Nossa Divina Mãe Kundalini para que elimine de nossa psique todas essas pequenas raízes, formas diminutas do defeito do apego, os quais, por sua vez,  alimentam a grande árvore deste sentimento que facilmente nos pode tirar do caminho secreto.

            Existe alguns postulados, muito usados na escola gnóstica, que vem bem ao caso textualizá-los aqui: “a senda do fio da navalha é mais amarga que o fel” (seja pelas crises de arrependimento que necessariamente todos devem passar, conforme vamos nos conscientizando dos nossos próprios defeitos, que por vezes custam a morrer; seja por causa das pedras, farpas, incompreensões que nos lançam, por sermos fiéis em fazer a coisa certa - lembremos que o próprio Cristo foi humilhado por somente dizer verdades, apontar o caminho real a todos quantos quisessem ouvi-lo e amar a todos como a si mesmo); “temos que aprender a sacrificar os nossos próprios sofrimentos” (temos que matar as raízes mais profundas do ego, para que surja a verdadeira compreensão da verdade, que, como dissemos, vem de Deus).

 Para saber mais de Gnose
     Os ensinamentos gnósticos podem ser encontrados nas seguintes obras do V.M. Samael Aun Weor, cuja disponibilização dos links podem ser encontrados abaixo:


"Tratado de Psicologia Revolucionária"
"A Grande Rebelião"
"Sim há Inferno, sim há Diabo, sim há Carma"
"O Mistério do Aureo Florescer"
"As Três Montanhas"

Nestas cinco obras o V.M.Samael, que escreveu mais de 70 livros, sintetiza todo o ensinamento.
      O interessado deve também ler todos os livros do V.M. Rabolu. Esclareço que somente ler não adianta. o verdadeiro conhecimento é obtido de forma direta. Assim, "devemos ir um pouco mais além da interpretação de mero caráter literal". Temos que levar tudo a prática e nos tornarmos realmente práticos, se é que em verdades queremos adquirir o verdadeira conhecimento do real, que está além da mente.
     Nestas obras o interessado encontrará todas as informaçoes necessárias para aprimorar suas técnicas, principalmente as dos três fatores de revolução da consciência (único meio que nos conduz a encontrar o caminho da Sabedoraia, que está dentro de nós mesmos, não em outro lugar) e do Desdobramento Astral, para se por em contato direto com os Grandes Mestres de todos os tempos (o mundo astral, ou quinta dimensão, é o único lugar onde se encontra a eterna Igreja Gnóstica da Loja Branca).
     Neste blog disponibilizo, também, de graça um pouco de tudo que recebi de graça nas fileiras do antigo Movimento Gnóstico Cristão Universal da Nova Ordem.
Baixe através dos links:

http://www.4shared.com/document/tqNRR_JX/A_Grande_Rebeliao.html
http://www.4shared.com/document/Ocy02lw0/aguia.html
http://www.4shared.com/file/Zneh52kL/cienciagnostica.html
http://www.4shared.com/file/eMWg8X6v/orientandoaldiscipulo.html
http://www.4shared.com/document/svWi5rlv/omisteriodoaureoflorescer.html
http://www.4shared.com/document/h4I4Go3E/Sim_Ha_Inferno.html
http://www.4shared.com/document/cNF7O53q/sintese.html
http://www.4shared.com/document/Z0GA6TFv/tresmontanhas.html
http://www.4shared.com/document/9CUWvnfm/tratadodepsicologia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário