quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Fase B - A INTUIÇÃO



A Intuição é o poder anímico mais importante que pode ser conquistado.
Blavatsk o chama “A voz do silêncio”, com muita propriedade.
É através da Intuição que nos colocamos em contato com o Íntimo, como nosso Real Ser, com o Pai que está em secreto.
A sede da Intuição é o mais profundo coração tranqüilo.
A intuição nos avisa de qualquer perigo e além disso nos mostra qual o caminho mais correto a seguir.
Quem sabe fazer a vontade de Deus jamais padecerá de infortúnios, fome, sede, etc., etc., etc.
Somente para elucidar vamos descrever o encontro de dois mestres que simplesmente marcaram de se encontrar no centro de uma metrópole, sem dizer o local exato. Ambos, apenas seguindo as ordens do coração tranqüilo, a voz do silêncio, se encontraram com a maior naturalidade.
Muitos Mestres já escaparam da morte física devido ao poder da intuição. A intuição é um poder anímico que realmente produz maravilhas.
Fazer a vontade do Pai é estar perto dele cada vez mais.
Já falamos aqui, em demasia, que o estado adequado da mente é mantê-la calada. Ou seja, a mente é um instrumento passivo. A mente é um poder lunar, frio. Porém para desventura geral, a atual humanidade endeusa a mente.
A consciência, por sua vez, que é o silêncio, é um poder solar, quente, cuja sede é o mais profundo coração tranqüilo. É urgentíssimo tornar a consciência ativa e a mente passiva, pois esses são os lugares corretos de cada uma delas, conforme ensina a Eterna Sabedoria dos Séculos e Séculas.
A intuição é própria dos grandes iluminados, ou seja, daqueles que conseguiram domar, tal qual se doma uma mula, a mente, fazendo-a trabalhar para a alma. Uma mente domada é extremamente extensível e pode penetrar, juntamente com a consciência, todos os rincões do universo, desde que não a deixemos tomar a liderança. Quando a mente passa a querer julgar as coisas, quando ela toma a frente do ser, até aí chegamos, paramos de compreender a Verdade. Ou melhor diríamos, é desde este ponto que começamos a desvirtuar a Verdade, que é um rio que corre. A Verdade é o que é de instante em instante. A Verdade é o novo de momento em momento.
A mente é sim um instrumento muito útil, sem o qual não compreenderíamos nada. Sem ela, também não conseguiríamos criar nada. Estas duas são as grandes qualidades da mente: compreender e imaginar. Entendamos imaginar como projetar o exeqüível.
O raciocínio, é triste dizer-lo, não serve para nada. A lógica é útil, pois é filha da compreensão. É algo natural da alma e conforme a consciência vai penetrando as coisas, os silogismos automaticamente surgem, juntamente com a compreensão. Mas, contrariamente, o raciocínio é filho da Ilusão. Querer atingir a verdade com a mente, antes de vivenciá-la, conduz a tremendos equívocos. Querer teorizar sobre o que se desconhece é total falta de senso. Por outro lado, trazer para o mundo dos conceitos aquilo que se viu e é real pode ser bom, porém dependendo do uso que se deixe fazer a isso.
Daí formulação a seguinte equação:



Que esta frase se enraíze em cada de um nós, estudantes gnósticos: “nosso dever é andar com a mente calada e o coração tranqüilo aqui e agora, observando os três pricipais centros da máquina humana: mente, coração e sexo.”
Deste modo, creio que perceberam a importância de nos fazermos guiar pelo coração tranqüilo e não pela mente. É o coração tranqüilo que nos aponta o caminho correto. É o coração tranqüilo que nos possibilita enxergar a verdade. Etc.
Deste modo, todo estudante gnóstico deve trabalhar com pelo menos um tipo de concentração no coração durante o dia. O despertar pleno do chacra cardíaco, porém, somente é possível quando a Kundalini atinge as alturas do coração, na coluna vertebral. Isso é o que ensinamos neste curso e é plenamente atingível através do trabalho intenso com os Três fatores de Revolução da Consciência.
Mas, como é dever de todo estudante gnóstico trabalhar com a intenção de tornar o coração sede de nós mesmos, surge a proposta de se fazer pelo menos uma concentração no coração durante o dia. Sugerimos aqui a prática do Mantram “O” com Concentração no Coração. Sentados confortavelmente, ligeiramente relaxados, passamos a entoar vibrantemente a vogal “o”, alongando-a assim: ooooooooooooooooooooooooooooooooooo. Devemos levar a vibração até o mais profundo de nosso coração tranqüilo. Devemos ainda imaginar, e não nos olvidemos que imaginar é ver, um disco solar girando como os ponteiros de um relógio visto o ser humano de frente, ali mesmo, nas profundezas do coração.
O estudante gnóstico deve implementar uma disciplina rígida, pois nestes assuntos esotéricos nada é conseguido assim facilmente. Para tudo neste campo do esoterismos devemos empunhar a Tenacidade e a Paciência. Devemos realizar esta prática todos os dias.
Boas Práticas!
 
Para saber mais de Gnose
Os ensinamentos gnósticos são encontrados de forma simples e direta nas seguintes obras do V.M. Samael Aun Weor, as quais podem ser facilmente encontradas inclusive pela internet:
"Tratado de Psicologia Revolucionária"
"A Grande Rebelião"
"Sim há Inferno, sim há Diabo, sim há Carma"
"O Mistério do Áureo Florescer"
"As Três Montanhas"

O V.M. Samael Aun Weor escreveu mais de setenta livros. Nestas cinco obras, não obstante, ele sintetiza todo o ensinamento. Ler um livro escrito por um Mestre de Consciência desperta é como estar ouvindo o ensinamento diretamente dele.
O interessado deve também ler todos os livros do V.M. Rabolu.
Esclareço que somente ler não adianta, pois o verdadeiro conhecimento é obtido de forma direta. Assim, "devemos ir um pouco mais além da interpretação de mero caráter literal". Levar tudo à prática é indispensável, se é que em verdade queremos adquirir o verdadeiro conhecimento do real, que está mais além da mente, comprovando-o por nós mesmos.
Nestas obras o interessado encontrará todas as informações necessárias para aprimorar suas técnicas, principalmente as dos Três Fatores de Revolução da Consciência, da Meditação e do Desdobramento Astral, entre outras. O Desdobramento Astral serve para, por exemplo, nos por em contato direto com os Grandes Mestres de todos os tempos e visitarmos a Igreja Gnóstica da Loja Branca. (O mundo astral, ou quinta dimensão, é o único lugar onde se encontra a eterna Igreja Gnóstica da Loja Branca).
Os livros mencionados podem ser encontrados em diversos lugares, inclusive serem baixados em diversos sites. Abaixo sugeri alguns links que encontrei na web:
http://www.4shared.com/document/tqNRR_JX/A_Grande_Rebeliao.html
http://www.4shared.com/document/Ocy02lw0/aguia.html
http://www.4shared.com/file/Zneh52kL/cienciagnostica.html
http://www.4shared.com/file/eMWg8X6v/orientandoaldiscipulo.html
http://www.4shared.com/document/svWi5rlv/omisteriodoaureoflorescer.html
http://www.4shared.com/document/h4I4Go3E/Sim_Ha_Inferno.html
http://www.4shared.com/document/cNF7O53q/sintese.html
http://www.4shared.com/document/Z0GA6TFv/tresmontanhas.html
http://www.4shared.com/document/9CUWvnfm/tratadodepsicologia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário