domingo, 28 de fevereiro de 2016

A MUDANÇA RADICAL

 
AGORA VOCÊ PODE ACESSAR O CURSO COMPLETO REVISADO E AMPLIADO, DE FORMA MAIS ORGANIZADA ATRAVÉS DO SITE: http://gnoseconhecimentointerior.com.br/ 
 
 


Poderíamos ter intitulado o presente tema também como “A GRANDE BATALHA". A bíblia fala em grande batalha. Fala, ainda, na luta do gigante Golias contra Davi. O gráfico acima explica estas metáforas: ali vemos os três por cento de essência livre, porém adormecida; é com ela que vamos nos valer para lutarmos contra o ego, os noventa e sete por cento de essência engarrafada no ego. Trata-se, pois, de uma luta desigual. O ego é muito maior que a alma livre, mas ela tem poderes e meios para eliminar os eus e ir se tornando cada vez maior, a medida em que os eus forem morrendo a consciência vai se ampliando. Esses meios, é o que ensinamos àqueles que verdadeiramente querem se tornar puros e vivenciar a verdade.
            Para se conseguir uma Mudança Radical antes de tudo é necessário vontade de querer mudar e vontade de querer saber a verdade sobre as coisas de si e do universo.
            Já falamos em alguma parte deste curso que o Ser e o Saber devem se equilibrar harmoniosamente. Detalhando um pouco mais esta questão, para que não nos furtemos de ensinar todo o básico para se chegar a vivenciar a sabedoria, diremos que o Saber autêntico vem de Deus. A verdade é o que, sempre foi e sempre será. O que deixamos de dizer anteriormente, ou dissemos de forma pouco distinta é que a alma livre e desperta é quem traz o conhecimento, a sabedoria, que é de Deus, ao homem. A alma é a intermediária entre Deus e o homem.
            A sede da alma, da consciência, é o coração tranqüilo. No fundo do coração tranqüilo poderemos ouvir a voz insonora de Deus. A isso damos o nome de Intuição. Porém, como dissemos e repetimos várias vezes, possuímos o egos, ou melhor diremos, os egos, ou seja, existe dentro de nós mesmos vários desvios de consciência, esses são os agregados psíquicos que nos impedem de ver a verdade por nós mesmo, ou melhor dizendo, os egos são os que bloqueiam a comunicação da alma com Deus. Os egos são todos os nossos tipos de erros, sejam sentimentais, intelectuais, com suas teorias mil, e instintivo-motor-sexuais. A alma em si é pura e perfeita. Se os egos não houvessem sido criados por nós mesmos ao longo dos séculos e séculos, hoje seriamos iluminados perfeitos, cheios de amor e de sabedoria, porém os fatos nos demonstram que não é assim.
            Este preâmbulo servir-nos-á para que elucidemos dois pontos que nos impedem de mudar radicalmente. O primeiro deles é que devemos entender profundamente a distinção entre conhecer e COMPREENDER. O verdadeiro equilíbrio no desenvolvimento entre saber e ser de maneira harmoniosa reside justamente na COMPREENSÃO desta distinção. Compreender é um processo que pertence à alma. Somente a alma livre, ou seja, quando estiver livre de interpretações preconcebidas, de sentimentos que não seja o AMOR e igualmente livre de qualquer corrente dos desejos poderá vivenciar a verdade. Isso quer dizer que a compreensão da realidade das coisas é um processo gradativo, que ocorre em concordância à ELIMINAÇÃO DOS DEFEITOS PSICOLÓGICOS. Para dar um exemplo, ainda, com o intuito de aclarar o entendimento da distinção entre compreensão e CRENÇA (conhecer algo com o intelecto apenas), diremos que alguém pode acreditar na existência de muitos eus dentro dele mesmo, mas somente vai COMPREENDER a existência de muitos dentro dele mesmo, quando se dedicar a auto-observação, despertando seu sentido da auto-observação e, separando-se em observador (a alma) de observado (o eu), constatar os eus em plena atuação dentro dele mesmo. Conhecer, acreditar, é uma característica do intelecto e, ainda que acreditemos naquilo que é verdade, de pouco nos valerá, se não compreendermos a coisa em si, comprovando, constatando por nós mesmo a veracidade ou não da coisa. Por outro lado a COMPREENSÃO vem do CORAÇÃO. O conhecer, o acreditar, vem do ego, das teorias, do exoterismo. COMPREENSÃO é esoterismo, vem da Essência, da consciência e é o resultados das práticas esotéricas. Portanto, saber e ser se desenvolvem harmoniosamente quando trabalhamos com os TRÊS FATORES DE REVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA e MEDITANDO INTERIORMENTE.





            Que esteja bem claro para todos: a MUDANÇA RADICAL é algo interno. Ela acontece de forma gradual, porém é definitiva. A MUDANÇA RADICAL é a mudança daquilo que somos e trata-se, sempre, de um estado interior no presente aqui e agora. O exterior é um reflexo do interior. Reflitamos acerca disto. Três pessoas não conseguem interpretar um fato ou objeto do mesmo modo, pois cada mente dá valores diferentes à coisas iguais. Assim é o mundo da mente. Ela desconhece a verdade. Os valores que a mente dá são auferido pelo ego de cada um, ou melhor, pelos egos de cada um, pois acontece e não poucas vezes, que os valores mudam com o tempo. Lembremos que o ego é legião, multiplicidade. Deus é unidade. Pergunto: onde está a verdade do mundo puramente mental?
            Portanto, ao mudarmos o mundo interior, nos fazendo valer dos TRÊS FATORES DE REVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA, conforme temos ensinado, passaremos a nos balizarmos na dialética da consciência, ao invés da triste dialética raciocinativa, que por sua vez se baseia no gosto e na tendência pessoal; acresçamos a isso a morte do mim mesmo, para que aqueles que guiam nossos pensamentos, os egos, dêem espaço para que a alma possa, então, ver a verdade tal qual ela é. Aquela parábola de Jesus sobre que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, que um rico entrar no reino dos céus se refere justamente a isso: aquele que deixa sua mente dar valor a tudo e deixa de buscar a verdade, cujo dono é Deus, tampouco avançará no trabalho esotérico. Mudemos, pois, interiormente para que possamos ver por nós mesmos a verdade tal qual ela é.

            É muito interessante o fato de nos lembrarmos de como nós éramos no passado, depois de um longo período de morte do eu. Porém tenhamos o cuidado de lembrarmos de nós não intelectualmente, mas com a consciência, conforme extensamente tentamos distinguir acima. Deste modo, em estado de plena auto-observação, nos recordaremos que muitos dos eus, dos estados interiores, que nos habitavam no passado ou sumiram, ou diminuíram muito sua presença dentro de nós. É bastante útil, para aqueles que já vem iniciando um trabalho sério, que às vezes, quando se sintam um pouco desmotivados, revalorizem o seu trabalho sobre si mesmos desta maneira. Falaremos no tema “Centro de Gravidade Permanente” mais a respeito destas noites cósmicas e sobre como nos livrarmos destas tendências lunares. Agora voltemos ao tema que nos propomos, a Mudança Radical.
            Existem alguns defeitos psicológicos que nos impedem de iniciarmos o caminho da Mudança Racial. Enumeremo-los: a auto-suficiência (achar que somos donos da verdade e que nada nos pode deter); a egolatria (gostar de si mesmo; ver as pessoas como se fossem apenas as personalidades e adorar ou rechaçar, uns e outros, conforme nossa auto-simpatia - atenção: a psicologia tradicional de hoje em dia, credita a felicidade como se fosse a mera aceitação a si mesmo e, para tal, ensina a idolatrar o si mesmo; porém, nós, os gnósticos, nos sentimos repletos de felicidade e de luz quando conseguimos nos livrar do ego e calar a mente, e neste estado de bem aventurança, adoramos a luz divina); auto-consideração (imaginar o que os outros pensam de nós; nos preocuparmos em não sermos aceitos pelo grupo).

 Para saber mais de Gnose
     Os ensinamentos gnósticos podem ser encontrados nas seguintes obras do V.M. Samael Aun Weor, cuja disponibilização dos links podem ser encontrados abaixo:


"Tratado de Psicologia Revolucionária"
"A Grande Rebelião"
"Sim há Inferno, sim há Diabo, sim há Carma"
"O Mistério do Aureo Florescer"
"As Três Montanhas"

Nestas cinco obras o V.M.Samael, que escreveu mais de 70 livros, sintetiza todo o ensinamento.
      O interessado deve também ler todos os livros do V.M. Rabolu. Esclareço que somente ler não adianta. o verdadeiro conhecimento é obtido de forma direta. Assim, "devemos ir um pouco mais além da interpretação de mero caráter literal". Temos que levar tudo a prática e nos tornarmos realmente práticos, se é que em verdades queremos adquirir o verdadeira conhecimento do real, que está além da mente.
     Nestas obras o interessado encontrará todas as informaçoes necessárias para aprimorar suas técnicas, principalmente as dos três fatores de revolução da consciência (único meio que nos conduz a encontrar o caminho da Sabedoraia, que está dentro de nós mesmos, não em outro lugar) e do Desdobramento Astral, para se por em contato direto com os Grandes Mestres de todos os tempos (o mundo astral, ou quinta dimensão, é o único lugar onde se encontra a eterna Igreja Gnóstica da Loja Branca).
     Neste blog disponibilizo, também, de graça um pouco de tudo que recebi de graça nas fileiras do antigo Movimento Gnóstico Cristão Universal da Nova Ordem.
Baixe através dos links:

http://www.4shared.com/document/tqNRR_JX/A_Grande_Rebeliao.html
http://www.4shared.com/document/Ocy02lw0/aguia.html
http://www.4shared.com/file/Zneh52kL/cienciagnostica.html
http://www.4shared.com/file/eMWg8X6v/orientandoaldiscipulo.html
http://www.4shared.com/document/svWi5rlv/omisteriodoaureoflorescer.html
http://www.4shared.com/document/h4I4Go3E/Sim_Ha_Inferno.html
http://www.4shared.com/document/cNF7O53q/sintese.html
http://www.4shared.com/document/Z0GA6TFv/tresmontanhas.html
http://www.4shared.com/document/9CUWvnfm/tratadodepsicologia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário